Extensão



A Extensão Universitária segue o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.


  • Evento: Semana do Paisagismo

Coordenador: Profa. Virginia Maria Nogueira de Vasconcellos

Professores participantes: Maria Elisa Marangoni Feghali


Evento com previsão bianual, que se estrutura, a partir de palestras, mesas redondas, exposições, lançamentos de publicações e/ou oficinas de projeto, com o propósito de realçar a Indissociabilidade Ensino, Pesquisa, Extensão, reafirmando a Extensão Universitária como um processo acadêmico. Para tanto, prevê a vinculação de estudantes, professores, pesquisadores profissionais, e comunidade interessada na formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa).



  • Atitudes Sustentáveis desenvolvido no Laboratório de Análise e Criação de Ambiências- LabCa

Professora Participante: Maria Elisa Feghali

O projeto proposto Atitudes Sustentáveis é uma ação que abarca diversas atividades de extensão dedicadas à educação e popularização da ciência e da tecnologia que promovem a inserção e a difusão no mercado de produtos e processos de inovação tecnológica, estimulando mudanças no padrão tanto de consumo da população, como de produção de bens e serviços ofertados atualmente. Ele se inicia explorando dois temas: a popularização das novas tecnologias de lâmpadas de alto rendimento luminoso, a partir da orientação da escolha correta do equipamento de iluminação; a democratização dos espaços públicos com trilhas acessíveis no Parque Lage, localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o apoio do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ambos os temas, assim como os demais a serem abordados ao longo do projeto, são demandas da população identificadas nos estudos do grupo de pesquisa LabCA Laboratório de Criação e Análise de Ambiências da UFRJ. A ação trabalha, assim, dentro da linha de extensão Inovação Tecnológica, nas áreas temáticas do Meio Ambiente e da Educação.


  • Ateliê Universitário em Paisagismo - AUPa.

Coordenador: Prof. Vinícius Mattos

O projeto de extensão visa a organização de grupos de trabalhos, compostos por extensionistas, docentes e demais interessados, com a finalidade de desenvolver ações de projeto paisagístico e orientação paisagística para territórios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, através do diálogo e de demandas de organizações da sociedade civil. O projeto surgiu em 2022 do diálogo entre professores e estudantes do Curso de Paisagismo da Escola de Belas Artes quanto à possibilidade e a necessidade de criar interlocuções entre a universidade e a sociedade civil através do desenvolvimento de projetos paisagísticos. Desta forma, o ateliê busca que a experiência acadêmica do projeto paisagístico se expanda de uma ação interna ao curso e a sala de aula, para uma ação externa, dialógica com os problemas e conflitos reais da paisagem contemporânea, cuja participação e trocas de conhecimentos constante com a sociedade civil podem gerar um aprendizado mútuo e emancipador. No ateliê, os extensionistas têm a possibilidade de desenvolver a prática profissional do paisagismo sobre a lógica do desenvolvimento social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento do campo de conhecimento, do curso de paisagismo e do desenvolvimento de uma paisagem contemporânea sustentável. As ações desenvolvidas pelo ateliê vão de ensaios projetuais, projetos completos de pequenos ambientes, projetos básicos de médios e grandes espaços, planos diretores ambientais paisagísticos, até orientações de gestão.


  • Mapeamento de árvores e Palmeiras.

Coordenador: Prof. Vinícius Mattos

O projeto visa envolver os alunos e a comunidade na identificação e no mapeamento de árvores e palmeiras situadas em lugares públicos na paisagem urbana do Rio de Janeiro e arredores. Visa também agregar informações a cada indivíduo vegetal registrado, tais como georreferenciamento, tamanho, condições, data de registro, nome popular, nome científico e família botânica.